Resposta da Tetra Pak

25/06/2009

Tetrapak_riscadaDepois que eu mandei o email, como consumidora, para este endereço (falecom.meioambiente@tetrapak.com) me responderam rapidinho. Imagino que a mensagem que eu enviei pra assessoria de imprensa da empresa, como jornalista, tenha dado um empurrãozinho (recapitule o assunto).

Em resumo, a Tetra Pak, além de encher um pouco de lingüiça sobre o tanto que ela se preocupa com o meio ambiente, pediu o contato do sucateiro do meu prédio, pra ver se resolve o problema. Nessas palavras:

Quanto à empresa que fazia o trabalho de recebimento das embalagens, por favor nos informe o nome e se possível os dados para contato que verificaremos o que ocorreu e trabalharemos para que essa situação seja revertida.”

Sei que ainda não fizeram nenhum contato desde que eu mandei as informações, no dia 17/06,  porque tenho falado com o sucateiro.

Já a assessoria ainda não respondeu a minhas outras questões (elas também estão nesse post). Mas me convidou, na semana passada, a  conhecer o “ciclo da reciclagem”, na região de Valinhos (SP), que incluiria a visita a uma cooperativa de catadores, a uma fábrica de artigos plásticos e a uma fábrica de telhas feitas de Tetra Pak. Levada, junto com outros jornalistas, pela própria empresa. Faz parte do marketing, é claro. E acho que não resolveria o meu problema, mas pelo menos eu conheceria um pouco mais sobre os trâmites da reciclagem.

O problema é que acabou não sendo possível pra mim, devido ao trabalho, e assim também perdi a oportunidade de conversar com um diretor da empresa, a fim de tentar esclarecer um pouco esse assunto crucial. Vou tentar de novo obter as informações, mandando uma nova mensagem, agora.

Por enquanto, vou evitando produtos com a embalagem longa vida. Afinal, meu lema do momento é: não basta ser “100% reciclável”. Tem que ser reciclado, isso sim!

Deixe um comentário

