O carro e o metro quadrado

22/09/2009

Dia Mundial sem CarroSabe por que as filas de carros só crescem nas cidades? Além do mau transporte público e da noção de status que os automóveis parecem dar a seus donos, todo mundo sabe que virou política de governo incentivar a compra de carros novos, com a isenção do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) barateando o bem (saiba mais clicando aqui, aqui e aqui). É óbvio que, assim, eles se multiplicaram exponencialmente nas ruas das nossas cidades – aliás, mantendo a toada dos últimos anos. Não havia outro jeito de manter a economia aquecida, não? Aposto que sim.

Outro motivo é que um veículo ocupa mesmo muito espaço! Veja esses números, divulgados pela ABCiclovias, associação de ciclistas em Blumenau (SC). Eles correspondem ao espaço ocupado por uma pessoa, enquanto se locomove:

  • No metrô: 1 m2
  • Como pedestre: 2 m2
  • Num ônibus com 35 passageiros: 3 m2
  • De bicicleta: 6 m2
  • De carro, ocupado só pelo motorista: 60 m2

Claro que não é só pelo espaço ocupado que devemos usar menos o automóvel particular. A poluição emitida pelos veículos é um problema bem mais sério, pois ela prejudica a saúde das pessoas e contribui fortemente para o aquecimento global. E não adianta falar que seu carro é a álcool, pois isso não resolve o problema! Pode apenas ser menos ruim, já que dizem que, quando a cana de açúcar cresce no campo, ela absorve o dióxido de carbono emitido no uso do veículo.

Lembrando que os problemas causados pelo dióxido de carbono (CO2) dizem respeito ao efeito estufa e às mudanças climáticas — ou seja, ao meio ambiente. Já outros tipos de contaminantes emitidos por qualquer carro (estes não são “compensados” pelo cultivo da cana) fazem mal é à nossa saúde. Os principais são o monóxido de carbono (CO), que afeta a absorção de oxigênio pelo nosso organismo; o dióxido de enxofre (SO2) e os óxidos de nitrogênio (NOx), que agridem as mucosas e afetam a respiração; e os hidrocarbonetos (HC), substâncias com potencial cancerígeno.

Caso tenha interesse, leia este outro post sobre o Dia Mundial sem Carro, que é hoje!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: