Unimed não quer ser paga

17/12/2009

Gente, será que isso é comum, fornecedor que não quer receber os pagamentos atrasados?! Foi isso que aconteceu com a Unimed Paulistana. Meu namorado era cliente e ficou dois meses sem pagar. Ele, inclusive, fez consultas e exames no período. Mas como estávamos em pleno período de mudança de casa, cidade, tudo… acabou se esquecendo dessas contas.

Ligou lá na Unimed pra informar que pretendia efetuar o pagamento e a resposta que deram foi a seguinte: como ele não pagava havia mais de 60 dias, o plano foi automaticamente cancelado e ele não precisava pagar as mensalidades em atraso.

Quando ele me contou, achei tudo muito estranho e sugeri que ligasse de novo, pra falar com outra atendente. Afinal, não há coisa mais comum do que cada funcionário de SAC (serviço de atendimento ao consumidor) falar uma coisa diferente. E do que funcionário de SAC mal informado.

Telefonou de novo e ouviu a mesma coisa, até a parte em que eles garantiam que não enviariam o nome do namorado pros serviços de proteção ao crédito.

Só que estava era bom demais pra ser verdade. Resolvi consultar a opinião da minha ex-colega de trabalho Daniela Trettel, advogada que há anos acompanha o setor de planos de saúde no Idec. Ela também achou bem estranho! E fez uma recomendação: que exigíssemos da Unimed uma declaração por escrito de que não havia débitos pendentes. É uma forma de o consumidor se resguardar. Vai saber se daqui a uns meses ou mesmo anos os infelizes não resolvem cobrá-lo?

Ela também falou que se ele não quisesse cancelar, poderia exigir que o plano fosse mantido. Eles só poderiam ter cancelado, após os 60 dias de inadimplência, caso houvessem notificado o namorado previamente. O que não ocorreu. Isso está garantido pela Lei de Planos de Saúde (9.656/98) – saiba mais clicando aqui.

Será que a empresa, ao não cobrar os atrasos, estava era tentando “compensar” a ilegalidade cometida? Eu, hein.

Então é isso. Vamos mandar uma carta com AR (aviso de recebimento) e aguardar a resposta da Unimed.

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2 Respostas to “Unimed não quer ser paga”

  1. Blogaritmox Says:

    Eu estagio na ANS, que é a agência reguladora que cuida desses casos das operadoras de plano de saúde. Se você quiser, pode ir diretamente a eles, por telefone (não me lembro, mas é 0800) ou pelo site ans.gov.br. Não paga nada em nenhum momento. E os servidores que conheço sao prestativos e trabalham superbem.

    Mas sobre essa coisa de a operadora não mandar os boletos, vou te dizer: acontece muito. Ela faz isso de propósito, quando quer passar a perna em alguém, porque sabem que vai poder cancelar o plano do beneficiário sem nenhum problema: eles não enviam o boleto, mas é sua obrigação correr atrás (ir no site e imprimir, ligar pra eles, etc.). E esse entendimento é pacificado, sabe? Não concordo porque sou sempre a favor do consumidor honesto. Mas nesses casos, infelizmente, a Operadora costuma levar a melhor.

    Eles, entretanto, têm que notificar o beneficiário quando forem cancelar. SEMPRE. Não pode ser assim, do nada.

    Abraços

  2. nosconsumimos Says:

    Olá, meu caro, obrigada pela contribuição.
    Nós até tínhamos o boleto, sim, mas pelo jeito não interessava à operadora manter o cliente. De qualquer forma, mandando ou não o boleto, como você menciona, a empresa é obrigada a notificar antecipadamente o consumidor sobre o possível desligamento devido à inadimplência por mais de 60 dias. Isso não aconteceu e é muito comum que não aconteça, certo?
    De qualquer maneira, como só queremos um documento que registre que o consumidor do caso em questão não deve nada à operadora, creio que não é necessário recorrer à ANS. A própria carta enviada com AR, mesmo que sem resposta, pode servir como documento caso seja necessário, eventualmente, comprovar os fatos no Procon ou na Justiça.
    Abraços!


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