Que docinho amargo, hein?

11/01/2010

Parece coisa do Brasil colônia, mas não é.

Embora todo mundo já deva ter ouvido falar, não custa repetir que a dona das marcas de açúcar União e Da Barra, a Cosan, foi flagrada em 2007 explorando a mão de obra de trabalhadores em uma usina no interior de São Paulo. Esgotados todos os seus recursos, entrou pra lista suja do trabalho escravo no finzinho de 2009.

Na semana passada, a empresa obteve uma liminar de um juiz federal bem bacana (com ela mesma) chamado Raul Gualberto Fernandes Kasper de Amorim. Mas Leonardo Sakamoto, da ONG Repórter Brasil, acredita que o Ministério do Trabalho e a Advocacia Geral da União, como em anos anteriores, devem atuar para que ela volte a figurar no cadastro. Leia mais clicando aqui, aqui e aqui.

É de dar risada o argumento da Cosan, no mandado de segurança: é que as acusações tratam apenas de uma prestadora de serviços, gente!

Nós, consumidores de açúcar, podemos fazer a nossa parte, que seja simbólica. Podemos, por exemplo, comprar o produto de outras marcas. Podemos até aproveitar a oportunidade para consumir menos açúcar! É uma medida bem saudável, a não ser que consumamos o mascavo – que, aliás, é uma boa alternativa. Não o recomendo para sucos e cafés, pois aí o gosto dele acaba predominando sobre o da bebida. Mas o mascavo cai muito bem para o leite, bolos, iogurte, coalhada… Principalmente se for orgânico, claro.

Agora que, com a liminar, até o Wal Mart voltou atrás no compromisso solitário de suspender as compras da Cosan, nem adianta muito falarmos do plano B, que seria questionar o supermercado de nossa preferência sobre como ele pretendia agir diante desse fornecedor. Fica pra próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: