Como separar melhor o lixo

31/01/2010

Em Goiânia a coleta seletiva ainda está engatinhando. Depois de algumas tentativas do recolhimento de porta em porta, no início de novembro de 2009 ele foi retomado. Na minha rua o caminhão passa toda semana, com sua musiquinha que já dá pra ouvir de longe. Na rua da moça que trabalha na casa da minha mãe, também. O filhinho dela sai correndo pra entregar os recicláveis pro lixeiro seletivo. Só as crianças podem salvar o mundo mesmo!

No meu prédio, ainda gostaria de propor uma espécie de campanha pras pessoas participarem. Ainda não notei nenhum movimento espontâneo, e no começo nem o porteiro entendia do que eu estava falando quando perguntava se o caminhão já havia passado.

É preciso dizer que, quando a prefeitura atingir seu objetivo, estará recolhendo 60 toneladas de material reciclável ao mês. Isso corresponde, segundo os cálculos do Washington Novaes na coluna da semana passada no Popular,  a menos de 0,0015% da enorme quantidade de lixo gerada na cidade!

Embora seja necessário fazer mais – como capacitar outras cooperativas para receber o material, realizar campanhas mais fortes para que geremos menos lixo e separemos os recicláveis, coletar maior quantidade deles – não podemos deixar de dizer: antes tarde do que nunca. Antes alguma coisa do que nada.

E um dos maiores problemas que o lixo representa, seja reciclável ou não, é o grande espaço que ele ocupa. Por isso, é bem válido darmos uma compactada prévia nos nossos recicláveis antes de entregá-los ao caminhão da Comurg (Companhia de Urbanização de Goiânia), aos catadores, aos PEVs (pontos de entrega voluntária), ao Pão de Açúcar… onde for.

Como no passo-a-passo abaixo!

1-Caixinha de tetrapak
É, depois de alguns meses dando um tempo, eu voltei a consumi-las (clique aqui) – embora não curta muito a mistura dos materiais. Aparentemente não está havendo problemas para destiná-la a um comprador no momento (é, a cooperativa precisa ter a quem vender os recicláveis). Algo a ser sempre rechecado.

Amasse a embalagem e dobre a parte inferior.

Do lado oposto à parte já dobrada, dobre as laterais.

Do mesmo lado da parte inferior dobrada, dobre a parte superior...

...e prenda-a na parte inferior!

Veja que belezinha e...

... compare com a embalagem original. Foi um primo querido que me ensinou.

É fácil imaginar quanto espaço será economizado na lixeira, no caminhão (que poderá, em menos viagens, levar mais recicláveis), na cooperativa, e por aí vai.

2-Garrafa plástica

Antes...

... e depois!

É legal colocar a tampinha pra garantir que a garrafa não vai "desinflar".

3-Papéis em geral (saco de pão em particular)

Essa é a forma de NÃO fazer. Pra fazer um teste, basta pegar umas 10 bolinhas dessas pra ver o espação que ocupam.

Assim, sim!

Tudo tem que estar, minha gente, LIMPO. Ninguém quer trabalhar com um negócio que emita cheiros desagradáveis, né? Se pra você é chato, imagine praquela pessoa que nem tem nada a ver com aquilo?!

Anúncios

2 Respostas to “Como separar melhor o lixo”


  1. …”Só as crianças podem salvar o mundo mesmo”…

  2. Ana Maria Says:

    Que ótimo Elisa, já fazer o lixo sair compactado de casa. Aprendi com você e passo prá frente, e é assim que vamos, formiguinhas, fazendo a nossa parte. Parabéns pelo seu blog.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: